sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Recordações de Angola - 22

(Por Luís Marques)

Nos últimos tempos têm rareado as publicações do Fórum 4611 no que respeita à C.C.S. do Batalhão de Caçadores 4611/72.
Não creio que se tenha “esvaziado o balão” que anteriormente alimentava o blogue com relatos de acontecimentos passados e que eram bem ilustrados com fotos confiadas por amigos.
Acontece simplesmente que não têm chegado até nós novos relatos de acontecimentos passados ou actuais escritos na primeira pessoa pelos respectivos intervenientes. O mesmo se diga de fotos que possam enriquecer o nosso “álbum de recordações”, tudo isto apesar das várias promessas que nos são feitas.
Ao passar os olhos pelas fotografias que no passado me foram entregues para publicação no blogue, deparei com algumas que ainda não foram exibidas.
Estavam elas à espera de ilustrar uma boa história, que nunca chegou a ser contada...
Não sei se a tal “boa história” chegará a ser relatada algum dia. Ainda espero (esperamos) por ela.
De qualquer maneira, entendo que, enquanto não são escritas mais narrações sobre a vivência do antigos militares da C.C.S., que algumas dessas fotografias devem ser já publicadas, pois fazem parte da nossa memória colectiva. Antes que nós nos esqueçamos de vez dos nomes de quem nelas figura.
No caso das fotografias que hoje publicamos, elas foram-me entregues pelo José Vasconcelos, antigo furriel da C.C.S. e representam cenas do nosso quotidiano, ocorridas um pouco por toda Angola (cenas passadas no Calai, em M’pupa, Cabinda e por outras terras angolanas.
Faço desde já um convite aos meus caros amigos: não consegui identificar alguns dos nossos antigos camaradas que estão em algumas fotografias, pois os 35 anos que passaram fizeram-me esquecer os nomes, que não as pessoas. Peço-vos que me ajudem a identificar os que faltam, para assim o trabalho ficar completo.


Uma equipa de futebol do Pelotão de Reconhecimento e Informações, antes de um renhido jogo, em M'pupa. Agachados estão  o  ?, Victor, Pereira e Vasconcelos. Em pé estão o ?, ?, Sousa, Gouveia e eu


Esta fotografia foi obtida antes de um jogo disputado na Vila do Calai, no Cuando Cubango, provavelmente contra uma equipa de sul-africanos. A representar a CCS estão o "Del Xira" (na primeira fila, o 2º do lado esquerdo), o Vasconcelos e o Pereira (ne mesma fila os dois últimos da direita). Provavelmente estará mais alguém da CCS, mas eu não os reconheço. Os restantes são comerciantes e outras gentes do Calai
Provavelmente uma cena do mesmo jogo. Ao centro, a disputar a bola, está o Vasconcelos


Um salto até Cabinda.
O Jaime Ferreira e o Vasconcelos na varanda do alojamento dos sargentos, com os célebres chapéus comprados no Rundu, Sudoeste Africano. O Jaime até parece um cubano a fumar um "puro" .

Ainda em Cabinda. A catedral que nos fez companhia durante vários meses (o alojamento dos sargentos ficava do lado esquerdo da catedral)

Um regresso ao Calai, no Cuando Cubango.
Aqui estou eu (à direita), mais o Quim Raposo, quando me encontrava no Destacamento do Calai, fronteira con o Sudoeste Africano, em 1973. De realçar o aspecto imberbe dos figurantes, sobretudo o meu (tinha aqui vinte anos)

4 comentários:

fmoreira disse...

É como dizes, Luís... tão novinhos!!!
Mas o Jaime está práticamente na mesma, eh eh.
Pessoal da CCS, puxem lá das placas de memória e identifiquem aqueles que o Luis ainda não conseguiu e venham de lá mais histórias.
1abc

Anónimo disse...

Boa noite!
Algum dos senhores se lembra do Administrador do Calai de nome Luís Afonso Leitão nessa altura?
Sou a filha e gostávamos de encontrar pessoas dessa altura.
O meu email - mtl1061@gmail.com

Anónimo disse...

Boa noite!
Será que algum dos senhores se lembra do Administrador do Calai nessa altura, Luís Afonso Leitão?
Sou sua filha e gostávamos de encontrar pessoas dessa altura.
Obrigada, o meu email é mtl10612gmail.com

Luis Marques disse...

Bom dia,
Estive a comandar o Destacamento Militar do Calai no período de Novembro de 1972 a Março de 2013 e do final de Setembro de a Dezembro de 1973.
Convivi algumas vezes com o Sr. Administrador do Calai, chegando a comer em sua casa algumas vezes. Tenho na lembrança, não só a casa da administração do Calai, como da sala de jantar.
Infelizmente não guardo memória do nome do Sr. Administrador, mas tenho uma vaga lembrança dele, da sua figura.
Lamentavelmente, as fotos que tinha dos períodos que estive no Calai desapareceram no acidente doméstico na casa de meus pais. Não tenho uma única foto.
Lamento muito pouco mais poder acrescentar, para além de lhe manifestar o meu agrado por ter sido sempre bem recebido em casa de seu pai.
Os meus cumprimentos.
Luís Marques

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta