"Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo"
Sophia de Mello Breyner Andresen, O Nome das Coisas (1977)
Na manhã do dia 28 de Abril de 2008, de uma forma tímida, incipiente e indecisa demos início a este projecto a que decidimos chamar “Fórum 4611”.
Tal como foi dito logo na primeira mensagem publicada, este blogue pretendia “ser uma homenagem aos antigos militares do Batalhão de Caçadores 4611/72” e que se desejava que “esta página (fosse) um elo estreito de ligação entre os ex militares da C.C.S. assim como com todos os antigos camaradas do Batalhão e de uma forma geral com todos aqueles que de uma maneira ou outra estão ligados a nós – estamos a falar, por exemplo, de familiares dos ex-militares, que connosco convivem há vários anos”
Passados dois anos, pode-se dizer que os desígnios que levaram à criação da página dedicada aos antigos militares do Batalhão de Caçadores 4611/72 foram quase todos alcançados.
Efectivamente, pouco falta para conseguir reunir à volta do nosso blogue os antigos militares das quatro companhias do Batalhão.
Apenas falta que os companheiros da 2ª Companhia nos façam chegar as suas colaborações para conseguirmos o pleno.
Entretanto, foi possível contactar antigos militares das quatro companhias, todos eles assíduos visitantes do blogue.
Está prevista para este ano de 2010 uma confraternização anual englobando os antigos militares da C.C.S e da 3ª Companhia, em organização conjunta, que se espera e deseja se ponha em marcha.
Já em Novembro de 2009, nos convívios anuais da C.C.S. e da 3ª Companhia estiveram presentes, pela primeira vez, alguns militares das restantes Companhias, com destaque para o convívio de 28 de Novembro de 2009, em Abrantes, organizado pele 3ª Companhia, onde estiveram representadas as 4 Companhias do Batalhão.
Estamos convictos que num futuro próximo será possível organizar um, ou até mais que um, convívio global do Batalhão.
Entretanto, as páginas do Fórum 4611 são um testemunho bem vivo da constante reaproximação de antigos militares do Batalhão que há muito andavam dispersos pelos quatro cantos do mundo e que chegaram até nós através das páginas no nosso blogue. Vejam o exemplo do Abílio Hermenegildo que fazendo na Internet uma pesquisa sobre “embondeiro” rapidamente deu, com grande surpresa sua, com as páginas do Fórum 4611. Ele que havia perdido todo o contacto com os seus amigos da 3ª Companhia.
E outros relatos semelhantes se poderiam acrescentar, pois muitos deles nos chegam através da caixa de correio associada ao blogue.
Como o caso do nosso “adoptado” Fernando Moreira, hoje um dos principais dinamizadores do Fórum 4611, e que se aproximou de nós da forma que todos conhecemos, ele que era um rapazito de12 anos apenas quando o Batalhão encontrava estacionado em Cabinda; ou ainda os recentes trabalhos inseridos no blogue de autoria do José Fernandes Borges (1ª Companhia) e do José da Costa Fernandes (C.C.S).
Nestas páginas se têm feito a devida homenagem aos nossos companheiros que o inexorável ciclo da vida e da morte tem levado do nosso convívio, que não da nossa lembrança.
O Fórum 4611 já ganhou um estatuto de destaque no panorama dos blogues com vocação semelhante, destinados a homenagear os antigos combatentes do ex-ultramar português.
Efectivamente poucas realizações semelhantes se podem gabar de terem um número diário de visitante como o nosso Fórum 4611.
Hoje, dia 28 de Abril de 2010 assinalamos mais de 27.000 visitantes. Este número de visitantes são contados desde o dia 5 de Setembro de 2008, data em que o contador de acessos foi inserido. Há precisamente um ano registávamos 5.498 visitas, ou seja, em apenas um ano tivemos mais de 21.500 visitas, média superior a 60 visitas por dias. Houve dias em que foram contabilizadas mais de 200 visitas.
Os visitantes são oriundos dos quatro cantos do mundo, com destaque para Portugal, logicamente, Brasil, Angola, França, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido Alemanha, Bélgica, Canadá, Holanda, Itália França, etc., num total de 70 países diferentes.
Mas todos nós temos o dever de contribuir para o tornar o Fórum 4611 ainda maior.
Para alcançar essa meta, torna-se necessário a contribuição de todos.
Continuamos a aguardar pelos vossos trabalhos. Temos todos o dever de contar a história da nossa passagem pela guerra colonial na primeira pessoa e assim evitar que sejam outros a contá-la, designadamente aqueles que nunca por lá passaram e que vão buscar a sua inspiração aos relatórios oficiais, os quais, por regra, são má ficção
4 comentários:
Pois é ... o homem sonha e... a obra está à vista de todos,permitindo-nos reviver e partilhar momentos especiais das nossas vidas.
Bem hajas Luis, pelo teu esforço e dedicação.
Hoje estamos todos de Parabéns ! Os que vão participando no reforço deste trabalho, e todos aqueles que timidamente sem dar a cara e nome vão espreitando, fazendo com que o nosso Fórum 4611 seja um êxito.
Meu Caro Luis,
Há muito que não falamos mas como deves calcular não é por esquecimento, na verdade há vezes também não me apetece mas sei que sabes que é mesmo assim e julgo todos temos destes momentos, reconhecidamente uns mais que outros. Assim quero apresentar-te as minhas desculpas, mas também felicitar-te pois foste, és e serás para mim o grande OBREIRO do Forum que tu mantens bem vivo, estas minhas simples palavras de um Alentejano puro , são sinceras e já agora também posso adiantar que és o verdadeiro pai desse grndioso projecto e que deu a possibilidade a muitos de nós a exprimir e mandar cá para fora algumas coisas que nos iam na alma, verdade ? Eu julgo que sim.
Parabéns muitas felicidades o meu muito Obrigado e espero apostando na continuidade por muitos anos , se não for por nós que sejam os nossos descendentes. Julgo que na positiva tem sido uma grande lição de vida o que têm presenciado deste grupo de "COTAS" que conseguem tornar bem viva a chama de uma grande amizade construída ao longo dos anos e às vezes até em momentos menos agradáveis e bem diferentes das guerras em que hoje vivemos por razões óbvias.
Um Grande Abraço e Muita força para também ultrapassares algumas coisas que certamente não te são colocadas da melhor maneira.
Do Amigo Facas
Afortunada a hora em que o Luis decidiu pôr em marcha esta ideia do Blog.
Não me canso de aplaudir a ideia uma vez que foi o Blog que fez com que voltasse a encontrar esta gente que um dia se cruzou comigo e que se mantinha nas minhas recordações.
Está o Luis de parabéns e estão todos vocês que pertencem a esta familia; os que escrevem, os que enviam fotos, os que trocam e-mails, os que os enviam mesmo sabendo que poucas respostas terão,em suma todos os frequentadores desta "esplanada de café". De um grupo da CCS crescemos ao ponto de se conseguir um relacionamento a nivel de todas as companhias do Batalhão 4611, algum trabalho se fez e muito se pode fazer ainda.
Vamos lá "abanar" com os cotas, acho que uma nova operação está em marcha, será desta que se poderá já falar de um movimento a nível de Batalhão?
Já tenho saudades de estar convosco de novo. 1abc do "adoptado".
Como diz o Fernando Moreira “Afortunada a hora em que o Luís decidiu pôr em marcha esta ideia do Blog ”. Foi sem dúvida uma excelente ideia, pois graças ao Luís em ter construído o blogue, consegui ao fim de 37 anos reencontrar esta grande família do Batalhão 4611/72. Parabéns pelo 2º aniversário, bem hajas Luís, assim como todos de alguma forma têm contribuído para manter vivo e bem vivo o Fórum, é preciso continuar a manter esta chama acesa e para tal basta apenas um pequeno esforço de todos em continuarem a participar no Fórum.
A título de curiosidade e segundo me disseram há dias, este tipo de Fóruns, só existe nos militares que estiveram na guerra do ultramar, e perguntaram-me se por acaso sabia ou via alguma explicação para isso, pois a minha resposta foi tão simples como esta: apenas posso responder aquilo que eu recordo e sinto a nível do meu Batalhão em especial da minha companhia ÉRAMOS UMA FAMÍLIA, era a nossa 2ª família assim como hoje ainda continua a ser. A prova disto está há vista, ao ver o Fórum desde o dia em que ele nasceu até aos dias de hoje e por sermos uma família amiga e unida ele mantém-se vivo com a colaboração de todos.
Um grande e forte abraço para todos
Enviar um comentário