quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONVÍVIO ANUAL DA 2ª COMPANHIA - 2011 (TERCEIRO CAPÍTULO)


(Por José Veiga)

       Serei sempre suspeito, no que concerne ao que possa dizer sobre a      festa de convívio da minha companhia, em todo o caso, vou tentar ser o mais fiel possível sobre o que se passou:
Tudo começou com um telefonema do amigo Malheiro, onde dizia que pretendia fazer o convívio em Vila do Conde. Contactou-me, e, bem! Mal parecia organizar aqui o evento, sem que desse parte do pretendido, a um residente...Eu!..
Ainda bem que tal aconteceu. Tinha feito parte da organização, sobre o quinquagésimo aniversário da "Guerra do Ultramar" evento assinalado aqui em Vila do Conde, como tal era mais um esforço, desta feita em prol da minha companhia, e, a altura foi a melhor, contou comigo a 100%.
É evidente, que em termos de restaurante, o Malheiro tinha já tomado a iniciativa, confesso que nunca lá tinha ido, e foi uma agradável surpresa, pela positiva a escolha feita.
Restava dar mais ênfase, para que o convívio tivesse um cunho mais rico, em prol de quem eventualmente se associou há festa.
Como tal fiz as diligências que entendi fazer, o resultado ficou patente no cômputo geral do convívio.
Penso que o lugar de encontro inicial, foi bem escolhido, onde estava um ponto importante de "vista panorâmica"sobre Vila do Conde, a cerimónia religiosa, no convento de Sª. Clara, também não foi por acaso escolhida, tendo como responsável, o senhor padre, ex: Major Capelão, Bartolo Paiva, que muito contente me deixou, com os parabéns dirigidos devido há bonita cerimónia acabada de se realizar.
Fiz questão de mostrar sítios importantes cá do burgo, que foi proporcionado entre o fim da cerimónia religiosa, e o começo do repasto, um senão... era feriado!.. mas também era dia de feira, o que originou alguma confusão devido ao trânsito. Lamentei o facto, mas não podia fazer mais nada... dei o meu melhor, penso que gostaram do que foi possível mostrar.
Entretanto, chegava a hora de nos reunirmos há mesa, onde muito havia para conversar, recordar, e, viver... nada melhor, quer um começo de entradas, em grande, seguido de dois bons pratos que estavam na ementa, e, muito bem regados, até porque não quería-mos, que ninguém fica-se entalado!...
Ao longo do convívio, foi por demais salutar, como é da praxe, o recordar de "façanhas" feitas por actores principais os ex-combatentes, (todos nós) alegria estampada, no rosto de cada um, o que me deixou em certos momentos com um nó na garganta, pela satisfação que sentia por fazer parte desta grande geração que foi a nossa, onde tudo faltava, onde as condições de vivência, eram muito restritas, onde em certas alturas tínhamos que inventar, estávamos entregues a nós próprios. Tudo ultrapassamos, com maior, ou menor dificuldade... é por essas e por outras que ainda estamos cá, até um dia!...
Não podia deixar de salientar, um reconhecimento público ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, pela disponibilidade concedida, ao nosso evento, com a oferta publicitária sobre a nossa cidade, a que muito carinhosamente chamei de "miminho" na entrega aos nossos ilustres convidados.
Resta-me penhoradamente, agradecer a todos os convivas, a festa realizada, um grande bem-haja para todos, ficareis eternamente no meu coração.

 Belas imagens da cidade de Vila do Conde colhidas no dia do convívio:
(clica para aumentar as fotos)




A concentração das tropas:
(clica para aumentar a fotos)

(da direita para e esquerda: Pinto (ex-fur enf,), Margalho (ex-furriel), Serafim (amigo), Reis (ex.alf) "Reguila" e o filho)

Margalho e esposa, filho do "Reguila; atrás o Serafim; ao centro o Seixa e o Veiga

"Voluntário", Malheiro, Ferreira, Lopes, Seixas e um convidado

Francês e Jaime Ferreira (da C.C.S.)

Ferreira, Malheiro (de costas) e convidado

Imagens colhidas no convívio:
(clica para aumentar as fotos)

Mesa central: Luis Marques, Jaime Ferreira, Francês (todos da C.C.S.), Margalho e o Orlando (só os reconhecíveis)

De costas, no centro, Bastos e Rosendo, depois, Saraiva, Pinto, Gamito e sua família

Os suspeitos do costume!...Depois ao fundo, lado esquerdo, Lopes, Monteiro (barbeiro) e Ferreira

Pinto, Orlando e Sousa (madeirense), em alegre cavaqueira


Malheiro, Lobo, Lopes, Seixas (de costas) e esposas presentes.

Ao fundo, do lado direito, Gamito e "Setúbal", no centro Seixas


Na mesa, a esposa do Monteiro, na "tribuna", Veiga e Margalho


Fotos do passado
(foto do Ex fur Meireles (esteve presente no convívio)

Ex-fur Meireles, na Coutado do Mucusso (reconhecimento, ou segurança ao M.V.L.?)

6 comentários:

José M Francês (CCS) disse...

Referi já anteriormente o agrado e felicidade por ter podido estar neste Convívio,onde a organização impediu que algo corresse mal. Tudo foi muito agradável, sobretudo os belos momentos de confraternização que ao longo do dia tivemos ocasião de partilhar.
Um forte abraço a todos os Camaradas.

Luis Marques disse...

Meus caros,
Como já tive oportunidade de o dizer ao Zé Veiga, gostei muito de partilhar convosco este dia em Vila do Conde, no convívio anual da 2ª Companhia. Gente boa vocês são!
Tudo esteve excelente, incluindo a refeição, o que, como sabemos, nem sempre acontece, infelizmente neste tipo de eventos.
Parabéns aos dois organizadores do convívio, o Armando Malheiro e o Zé Veiga.

Zé Veiga disse...

Luis, já tive oportunidade de ver o trabalho no blog, penso que está muito bem. Espero que, aos que ficaram ausentes, e, leiam estas linhas, lhes aguçe o apetite para os próximos convívios... nós cá estaremos como sempre fieis à causa.
Um abç. e, mais uma vez obg. sempre ao dispôr com consideração.

Zé Veiga

José Sousa disse...

Amigo, que beleza e felicidade por ter encontrado mais um blog que fala da terra do meu coração. Vou ler tim por tim tudo o que aqui depositou.
Conheça os meus blogues, também sobre Angola.

http://www.congulolundo.blogspot.com
htpp://www.queriaserselvagem.blogspot.com
http://transpondo-barreiras.blogspot.com

E-mail: kwachta@hotmail.com
José Sousa.

Luis Marques disse...

Respondo ao nosso amigo José Sousa, que agora visitou o nosso blog, tendo deixado duas mensagens bastante simpáticas, ele que se diz branco por fora, mas negro e angolano no coração.
Muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
A maioria de nós que esteve nessa terra encantada que se chama Angola deixou um pouco de de cada um por lá e esse bocado que lá deixámos ainda por lá permanece...
Para já temos esta coisa em comum: A paixão por Angola e uma saudade imensa do cheiro da terra depois de uma chuvada, do pôr do sol infindável e de uma tonalidade única, de sentir na cara o vento forte do sertão e dos sons (ou silêncios) das noite africanas.
Irei, sem dúvida, visitar as suas páginas e anunciá-las a todos os amigos deste blog.

Um abraço do Luís Marques

Jose disse...

Caro amigo José Sousa, também sou Zé Sousa, tenho mais o Veiga, só para dizer, bem vindo ao espaço do forum 4611. Porque tem Angola no coração, faz ideia do carinho de quem por lá passou há tantos anos nutrimos todos nós por Angola, aquele amar de verdade, e, essencialmente a sua MAGIA. Um abç.

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta