terça-feira, 13 de setembro de 2011

SEGUNDO ENCONTRO ANUAL DOS ANTIGOS MILITARES DO BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/1972 (EPÍLOGO)

(Por Luís Marques)

O António Moita ontem ligou-me a transmitir a notícia que no íntimo eu já aguardava: O Manuel Brazão desconvocara o 2º Encontro Anual dos Militares do Batalhão. Passados alguns minutos recebo a mensagem do Manuel Brazão a confirmar a decisão tomada: Por falta de aderentes ao convívio, não lhe restava outra alternativa senão cancelar o convívio.
Sei quanto lhe custou tomar esta decisão. Dias antes, em conversa telefónica, ele tinha-me dito que “mesmo que só apareçam 40 ou 50 pessoas, eu levo a organização do convívio para a frente!”. Disse-me ainda que caso se concluísse que eram poucos os interessados em participar neste género de encontros, nessa altura (dia 24 de Setembro) se tomariam decisões relativamente à organização de futuros encontros globais. Infelizmente, a conclusão chegou antes...
Poderia aqui especular sobre as razões da diminuta adesão à ideia, na qual muita gente se empenhou e acreditou. Vocês poderão fazer o mesmo exercício. Provavelmente, todas as vossas conclusões acabam por estar certas num ou outro aspeto, ou até em todos.
Eu ainda tenho bem presente o final do convívio do ano passado, final esse que me marcou profundamente, pela negativa...
Pode-se ainda atirar as culpas, como está, infelizmente, na berra nos dias de hoje, para a malfadada crise, que limita os gastos de todos nós...
Pode-se dizer que não existiu entre nós esta cultura de encontros anuais do Batalhão...
Pode-se dizer que a maioria prefere os encontros das suas Companhias e que dois encontros anuais são demais...
Pode-se dizer, etc., etc...
Uma coisa é certa: não sei se a amargura que sinto ao ver abortar este encontro anual, no qual tanto me empenhei (tal como outros, como o Manuel Brazão, Carlos Rocha, José Francês, José Veiga, Malheiro, Alves e o Fernando Moreira – desculpem se me esqueço de alguns), dizia, não sei se a amargura que neste momento sinto, é maior ou menor, que aqueloutra que sentiria ao ver em Abrantes no dia 24 uma sala vazia...

A todos vós que acreditaste neste projeto, infelizmente não concretizado, o meu sincero bem-hajam!



7 comentários:

fmoreira disse...

Boa Tarde,

Ontem após ter recebido a msg do Manuel Brazão a noticiar o adiamento do Convívio para Novembro estive a ver algumas fotos vossas do “antes” e do “depois”, estive a reler algumas msgs trocadas com o Veiga, a rebobinar telefonemas trocados com o Luis Marques e dei por mim a pensar:
-“ Mas que diabo!!! Será possível que esta tropa não deseje um convívio alargado em que para além dos amigos da própria companhia não desejem encontrar num mesmo espaço os amigos da outras companhias? Aqueles com quem comungam recordações dos mesmos espaços, das mesmas angustias, das mesmas alegrias das mesmas paradas de quartéis do passado e quiçá do presente?”

Não, eu não creio que esse desejo não seja possível e também não acredito que a sua concretização seja de todo impossível.
Camaradas das várias Companhias de um mesmo Batalhão acreditam nisso; Brazão, Francês, Marques, Rocha, Veiga, Malheiro, Alves e muitos, muitos outros acreditam nisso e creio que num futuro esse evento acontecerá e acontecerá porquê?

Acontecerá porque em Novembro, cada vez mais num mesmo evento irão aparecer aos poucos mais camaradas não só da 3ª. Companhia mas de todas as demais porque assim tem acontecido e porque assim tem sido desejado.

Acontecerá porque nesse encontro a que poderão chamar da 3ª. Companhia, da CCS, da 1ª, da 2ª ou do Batalhão eu chamarei um encontro de amigos. E é assim que deverá acontecer, um encontro de amigos com o desejo de rever amigos, conviver com amigos, galhofar com amigos e porque não para deixar correr uma lágrima entre amigos, provocada por uma recordação mais profunda ou um pensamento por aqueles que já não estão entre nós para o fazerem.

Tenho visto crescer esse encontro, primeiro com os camaradas da 3ª., depois acrescido com os camaradas da CCS e depois ainda com os camaradas da 1ª. e da 2ª. Companhias e crescerá ainda mais de modo a poder ser o Convívio dos Amigos que foram militares no B.Caç. 4611… um dia!!!

Alguns dos presentes poderão questionar-se: “Mas quem és tu? Que nem militar foste connosco?”
A essa questão apenas poderei responder: “Percorri 30 e tal anos da minha vida com uma mochila de recordações, um galhardete e algumas fotos de amigos, com os quais convivi meia dúzia de meses apenas, consegui encontrá-los de novo e ao encontrá-los ganhei mais alguns das outras companhias e não os perderei novamente. No dia em que for marcado o encontro eu estarei presente nesse Re-encontro de Amigos.”

Um abc,
fmoreira

Agostinho Margalho disse...

É com profunda tristeza que recebi a noticia do cancelamento do nosso convivio. Julgava eu que houvesse mais sentido de amizade e camaradagem no nosso Batalhao, mas enganei-me. Posto isto quero fazer um agradecimento ao Brazao pela tentativa, mas posso vos dizer que em Novembro estou lá

Martins Correia disse...

AMIGOS,

Foi com bastante mágoa que recebi a informação através do Brazão de que tinha ficado sem efeito o 1º ENCONTRO do NOSSO BATALHÃO. É verdade que todos nós temos os nossos compromissos e que nem sempre os podemos alterar. É verdade que por vezes temos problemas de saúde que nos impedem de fazermos o que desejamos. É verdade que estas deslocações nos acarretam mais algumas despesas e que às vezes temos de evitar. É verdade que há um inúmero de coisas do foro particular que por vezes nos condicionam as nossas decisões. Quero acreditar que estamos perante um somatório de coincidências que desta vez atingiu um número elevado de AMIGOS e que por isso não se puderam inscrever para este encontro.
Mas também quero acreditar que estas coincidências não se repetem sempre e que, para a próxima vez, haverá muitos mais disponíveis. Talvez numa outra época do ano? É questão de começarmos já a sondar as disponibilidades de cada um e aproveitarmos já os próximos encontros de cada uma das companhias, para colhermos dados que nos levem a decidir qual a melhor data e local desse NOSSO ENCONTRO.
Congratulo-me com o esforço desenvolvido pelo Brazão, no sentido de concretizar este ENCONTRO e felicito-o pelo seu trabalho e dedicação, para nos proporcionar esses momentos em que podemos recordar entre todos o nosso passado comum em situações difíceis e falarmos também do nosso presente e futuro que para todos desejo que seja o melhor.
Admiro também a atitude e entusiasmo do nosso Amigo Fernando Moreira ao qual não posso deixar de manifestar o meu maior apreço. Ele não era militar, mas, por mérito próprio, conquistou um lugar de honra, dentro da NOSSA COMPANHIA e do NOSSO BATALHÃO. Que o seu entusiasmo seja o motor dinamizador, para que no próximo ENCONTRO estejamos TODOS PRESENTES.

Um grande abraço
Martins Correia

fmoreira disse...

Luis, Não será certamente o epílogo pois por vezes para se conquistar o objectivo há que saber retirar, reagrupar, contar espingardas e avançar então de novo. è isso que todos juntos iremos fazer e como diz, e muito bem, o Martins Correia, numa nova oportunidade certamente seremos mais.

Luís Marques disse...

Fernando,
Quando escrevi "epílogo", estava, naturalmente, a referir-me ao encontro anual marcado para 24 de Setembro, em Abrantes. Não estava a dizer que se fechou definitivamente a porta a um futuro encontro anual do Batalhão.
O Martins Correia sintetizou de forma lúcida o caminho que há a percorrer...É necessário não deixar que a chama se apague e eu tudo farei para que tal não aconteça.

Um abraço para todos.

José Manuel Francês disse...

Meus AMIGOS !!!
Como alguns sabem, estive ausente em férias,embora tenha acompanhado telefonicamente o avanço e recuos deste evento.
Lidas já as mensagens anteriores que subscrevo totalmente.
Ao Brazão toda a minha solidariedade e agradecimento, certo de que não será em vão todo o esforço desenvolvido.
No dia 12 Novembro, estamos a organizar o convivio da CCS. O Carlos Rocha e eu próprio decidimos faze-lo, tendo aproveitado para divulgar o que se iria realizar no Pego.
No Convivio é minha intenção solicitar aos Camaradas presentes que se manifestem sobre quem quer
ser convidado no próximo ano para um convivio alargado ao Batalhão.
Daqui deixo ,tal como o Martins Correia já disse, que os organizadores dos convivios das outras companhias o façam também.
O objectivo final será uma realidade. Continuo com essa esperança.
Ao Fernando Moreira, um abraço e a garantia de que és um dos Nossos !!
Quem quiser estar presente no convivio a 12 Novembro que se vai realizar em Alfeireirão, comunique por favor com o Carlos Rocha ou comigo.
Abraço-vos a todos com amizade.
Francês

Jose disse...

Caros amigos, companheiros, camaradas:
É com profundo espanto! e, tristeza, que deixo aqui expresso, o meu sentimento, pela tomada de posição que o Brazão, dificilmente tomou, estava convencido, que tudo iria ser o princípio, de boas jornadas de convívio, entre todas as companhias que formam,o nosso Batalhão.
Por motivos, de ausência no País, infelizmente, não iria participar, desta feita no dia 24/09/2011, mas o meu entusiasmo era de tal ordem que no próprio dia, eu me ia sentir espiritualmente, como se lá estivesse, tinha-o comunicado, a algumas pessoas do Batalhão.
Li com muita atênção, todos os comentários até agora produzidos, solidário com todos eles. Quase que existe uma revolta grande por nada puder fazer, contudo fica a minha certeza absoluta, caso não caia o Carmo, nem a Trindade!.. De estar presente, em todos os convívios, que por ventura venham a ser organizados.
Em Outubro, (meados)cá estarei se tudo correr bem, se for necessária a minha modesta ajuda, contem comigo. Quanto mais não seja estabelecer contactos com camaradas nossos, na eventual participação em futuros convívios.
Um grande abraço de solidariedade, para com todos os responsáveis do convívio, nas pessoas do Brazão;Carlos Rocha; Luis Marques; F.Moreira, um bem haja.

sempre ao dispôr.

ZéVeiga

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta