sábado, 3 de dezembro de 2011

REENCONTROS - MAIS UM CAPÍTULO

(Por Luís Marques)
"A recordação não tem apenas que ser precisa e exacta;
tem que ser também feliz"

Soren Kierkegaard







Ele era um bocado “mais velho” que a maioria de nós. Era da incorporação de 1969.
Ele, certo dia, antes de o conhecermos, “esqueceu-se” que tinha de se apresentar no Quartel onde estava colocado e andou uns tempos “desenfiado”, até que o tal “longo braço da lei” lhe deitou a mão e o colocou na C.C.S. do Batalhão de Caçadores 4611/72, com destino a Angola, às "terras do fim do mundo", para evitar que outras tentações o fizessem “escapar” aos seus deveres de militar.
Ele era soldado pintor auto e fazia parte de equipa da “ferrugem" da C.C.S.
O seu nome era (é!) Norberto Salvador dos Santos e era mais conhecido pelo "Pintas”. A alcunha tinha dois significados; um derivado da sua especialidade de pintor auto; o outro, quanto a mim mais adequado, por ser na verdade “um pintas”, pelo seu jeito gingão, pela sua vivacidade de pardal de telhado, como se fosse um puto de 10 anos, pelas suas constantes brincadeiras, pelo seu ar de “gozador” natural, mas de quem todos gostávamos. Um verdadeeiro "moinante"...
? Vocês estão a ver aquele género de lisboeta, gingão, malandro, com a pronúncia típica dos bairros populares de Lisboa de antigamente (anos 60 e 70), mas sempre com um “dichote” engraçado, uma brincadeira sempre pronta a sair? Pois esse “tunante” era personificado pelo Norberto, pelo “Pintas”...
E cantava o fado como os melhores fadistas…Muitas noites foram passadas na C.C.S. com o “Pintas” a cantar o fado, o Luís Moura Afonso e o Fernando Pinho a tocarem viola (não havia guitarra, paciência, mas a “coisa” resultava bem).
O “Pintas” fez amigos em toda a Companhia. Todos éramos amigos do "Pintas".
No final da comissão o comandante da C.C.S., o saudoso capitão Manuel Ferreira Júnior, atribuiu-lhe um louvor, que ajudou a “limpar” a mácula com que o seu “desenfianço” anterior manchara a sua caderneta militar. Tal aconteceu em Outubro de 1974 e o “Pintas” bem mereceu esse louvor.
Do “Pintas” ninguém mais soube, …Em todos os convívios anuais se perguntava: vocês sabem do “Pintas”? Nunca mais vi esse gajo!
Pois o “Pintas” apareceu finalmente. Ao fim de 37 anos chegou até nós através do Fórum 4611. No dia 1 deste mês de Dezembro entrou em contacto connosco através no nosso blogue (que assim mostra, mais uma vez, aquilo que tem sido essencialmente desde que foi iniciado em Abril de 2008: um farol que guia e trás até junto desta grande família que é o 4611/72 todos aqueles que desde a desmobilização em Dezembro de 1974 andaram “perdidos” sem saber dos seus antigos camaradas de armas, bem como outras pessoas que têm qualquer vínculo connosco, ou com qualquer de nós). Entrou em contacto connosco e enviando a seguinte mensagem:
Venho anunciar a todos que ainda estou VIVINHO DA SILVA! O meu nome é Norberto Salvador dos Santos, a alcunha é o "Pintas", que desertou e depois foi de avião com todos vocês...Aguardo com muita saudade por notícias vossas. Estive convosco em M’pupa, Caxito (Fazenda Tentativa) e Cabinda de 1972-74. Contacto: 212431863 ou 265413366.
P.S : O nosso Capitão da Companhia era o Sr. Ferreira Júnior (alcunha "deitem lá sentido”)”

Pois é, o “Pintas” deu finalmente com a malta, Agora não o vamos largar…Queremos ver se ele ainda canta o fado como naquele tempo e se mantém o seu jeito gingão, se continua a ser um "moinante", se continua aquele “pardal de telhado”, vivaço como um puto de 10 anos.


O "Pintas" em 1973

 O Norberto Salvador dos Santos," Pintas", actualmente, com o neto ao colo.


13 comentários:

José M Francês disse...

Quando soube da noticia, os olhos sentiram o "calor" da lágrima perdida, com mais este reencontro !
Mas quem não se lembra do Pintas? A sua "imagem" ficou eternamente gravada nas nossas memórias. Mais um que seguramente marcará presença num próximo convivio, para que fiquemos mais ricos.
Quero ver se ainda tem com ele a famosa tatuagem ... Um forte abraço com saudade e muita amizade.

Luís Marques disse...

Já tive a oportunidade de manifestar ao Norberto, o "Pintas", a minha alegria pelo seu "regresso" ao convívio do nosso "grupo". Ele que foi uma das figuras mais carismática da C.C.S. Quem não se recorda da sua saudável irreverência, do seu trejeito tipicamente lisboeta que a todos encantava, por aquilo que ele personificava de uma vida anterior à nossa vida militar? Ainda hoje me lembro dele quando oiço o fado do Fernando Maurício “Na igreja de Santo Estêvão”, que ele interpretava com uma alma tamanha que nos trazia sempre as lágrimas aos olhos. E faço votos para que o verso final desse fado, bem bonito, se cumpra, agora personificado no regresso do “Pintas”:

“Santo Estêvão, padroeiro
Desse recanto de Alfama
Faz um milagre sagrado
Que voltem ao teu cruzeiro
Esses fadistas de fama
Que sabem cantar o fado”.

Luís Marques disse...

"Pintas", uma correcção. O nosso capitão; Manuel Ferreira Júnior, que todos recordamos com muita saudade e que foi sempre o pai que nos faltava em Angola, não era conhecido por "deitem lá sentido", mas sim por "botem lá sentido". Ficaram famosas as suas reprimendas, que começava sempre com a frase "Oh home, botem lá sentido", com o seu sotaque bem açoriano.

Rui disse...

Olá a todos! É como já foi dito e é certo que estou VIVINHO DA SILVA e ainda canto o fado para os meus netos e mulher com quem estou à 44 anos... da minha MIRA ou Palmira,como se devem lembrar.
Francês, ainda tenho a tatuagem sim senhor e obrigado pelas tuas palavras. Emocionei-me a falar com os antigos camaradas que já me ligaram e aguardo ansiosamente o nosso reencontro.
Depois, com a ajuda do meu filho mais novo, irei colocar algumas fotos para todos verem, recordarem e comentarem.
Abraços a todos meus irmaos e camaradas do CCS 4611!

PS: Queria so saber do "Avintes", do "Leite", do "Camoes", do "Sesimbra" e do resto do pessoal que guardo no meu coração... O SARGENTO BEIJINHA ainda é vivo?

Rui disse...

o meu email é o:

norbertopintas@hotmail.com

Luís Marques disse...

"Pintas", o "Avintes" ainda há dias esteve connosco no último convívio, no dia 12 de Novembro, oerto de Leiria. Ele aparece sempre.
O Leite tem estado doente e no ultimo convívio não foi porque ia ter mais uma intervenção cirúrgica. Mas há-de recuperar e no próximo convívio (em Figueira de Castelo Rodrigo, perto da Guarda, no dia 3 de Novembro de 2012), já deve estar com a malta. Ele só tem faltado aos últimos encontros por motivo de saúde.
O Beijinha também tem estado doente, mas esteve connosco no ano passado. Provavelmente não irá ao próximo porque vive no Algarve e são muitos quilómetros para percorrer até Figueira de Castelo Rodrigo e o estado de saúde já não lhe permite fazer grandes distâncias. Mas nunca se sabe...
Um dia destes vou ter contigo mais o Novo, para jantarmos um peixinho, em Setúbal.
O ex-furriel Magalhães (era o chefe da equipa da "ferrugem") está bem e recomenda-se. Tem aparecido em todos os convívios.
Contamos contigo para o ano.
Vai vendo aquilo que está publicado no blogue, para saberes como está a nossa gente.
Um abraço.

Jose disse...

Não queria de forma alguma, deixar passar este momento MEMORÁVEL, para a rapaziada da CCS, o ter conhecimento de mais um elemento da companhia ter a felicidade, de se "apresentar" ao fim de tantos anos!.. sei a emoção, que se sente quando tal acontece... aquela sensação, de "pele de galinha" o grande estremecer do nosso ego quando tal acontece, em fim é uma imensa alegria... sem ser mesquinho, mas sim realista, quero deixar bem expresso também a minha felicidade, de mais um filho do nosso querido Batalhão, dar de si. que seja um reencontro inesquecível.Uma palavra de grande apreço, mais uma vez, para o LUIS MARQUES foi através da sua iniciativa, que todos estes acontecimentos fazem eco, tenho a certeza, que a alegria que sente neste momento é a dobrar a todos os outros. Um grande bem haja... estou com todos vós.

Luis Marques disse...

Obrigado pelas tuas amáveis palavras, Zé Veiga

Rui disse...

Queria só informar que o nome que surge em cima é Rui e não Norberto, pois o meu pai não percebe muito disto ("estas coisas das tecnologias" como ele tantas vezes diz). De qualquer forma existe um email:norbertopintas@hotmail.com , para poderem corresponderem com ele sempre que quiserem ou então para o telefone que já anunciámos. Em breve iremos realizar juntos um trabalho, que gostariamos de partilhar com todos com fotos e histórias para recordar.
O meu pai encontra-se em Setubal e todos os estimamos por ter sido um herói e um excelente pai, marido avô. Já com 4 netos, um para nascer dentro de dias que se vai chamar Norberto (em homenagem ao nosso pai) e uma menina prevista para Março (a Ines).
Abraços para todos.

José M Francês disse...

Pois meus Amigos, encontrei um exemplar da Ordem de Serviço nº 234 do Comando do BCAÇ 4611/72, de 9OUT1974 em que o nosso Pintas foi louvado pelo Cmdt ... daí ser de toda a justiça transcrever o dito louvor:
" o soldado Pintor Auto NM 01653269,NORBERTO SALVADOR DOS SANTOS,da CCS,porque durante todo o tempo de comissão,se revelou um militar zeloso,cumpridor,eficiente e profissionalmente competente. Encarregado da pintura das viaturas auto dos vários aquartelamentos e dos diversos materiais da Companhia,sempre empregou toda a boa vontade e espirito de sacrificio para bem cumprir,o que conseguiu plenamente.
De feitio folgazão,nos momentos de lazer,muito contribuiu para a constante boa disposição de todos os camaradas,por quem é deveras estimado. Militar disciplinado e educado é digno deste público louvor. "
Com esta transcrição presto aqui,uma vez mais homenagem ao nosso Pintas, contando os dias que faltam para nos podermos todos rever num próximo Convivio.
Um abração

Rui Santos disse...

Boa Tarde a todos os antigos camaradas do nosso pai (Norberto Santos).

Venho informar, que o meu pai, infelizmente encontra-se doente vitima de um tumor e internado no Hospital Pulido Valente.

Para mais informações podem eventualmente contactar para o meu blog ou email: ruipedrosantos31@hotmail.com ou tel: 265 711 004.

Anónimo disse...

Bom dia a todos!
Queria informar que o nosso pai Norberto Santos encontra-se hospitalizado em estado grave.

Queira pfv contactar para saber mais informaçoes para o nr:

265 711 004

Rui Santos disse...

Bom Dia !
Queria informar a todos de uma noticia que se abateu sobre todos nós e que nos deixou arrasados!
O nosso pai, Norberto Santos, foi vitima de um Câncro e corre perigo eminente de vida!

Para mais informações queira contactar:

265 711 004

Obrigado

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta