terça-feira, 17 de novembro de 2009

XI convívio anual dos ex-militares da C.C.S. do Batalhão de Caçadores 4611/72 (Epílogo)

Por José Manuel Francês (texto), e Fernando Moreira (imagens)

 

Respondendo presente ao convite que o Godinho e Dário nos fizeram, lá estivemos nós uma vez mais para festejar a amizade na realização do Convivio comemorativo dos 35 anos de regresso de Angola, desta vez em Évora , cidade a que militarmente o nosso Batalhão está ligado, pois foi no Regimento de Infantaria 16 que no Batalhão de Caçadores 4611/72 foi nado e criado.
O dia amanheceu chuvoso, mas de diversos pontos do país, do Minho ao Algarve, os nossos caminhos tinham um só destino: o local onde nos deveríamos concentrar.








Vários aspectos da concetração das "tropas"

Lá estavam o Godinho e o Dário à nossa espera, dando preciosas indicações para que ninguém se perdesse .
Com a energia do Padre Geraldes, foi celebrada a missa na bela Igreja da Graça , recordando aqueles que já partiram e celebrando a amizade dos presentes.
Depois, fomos até à praça onde se encontra o quartel, outrora chamado de Regimento de Infantaria  16 e que agora é o Comando de Instrução e Doutrina do Exército, onde fomos recebidos por uma guarda de honra militar que abrilhantou a homenagem aos mortos do Batalhão.












Vários aspectos da homenagem aos soldados do Batalhão já falecidos e àqueles que lutaram na Guerra do Ultramar

Com a presença do CORGA, ex 1º sargento, que há uns anos não estava connosco, foi-lhe confiada a representação da Companhia, quer na colocação de uma coroa de flores junto do monumento que invoca a memória dos militares que lutaram e morreram no ultramar existente em frente ao quartel, quer do descerrar da placa comemorativa da visita ao Quartel.


A lápida comemorativa da celebração do 35º aniversário da nossa partida para Angola

Foram momentos repletos de significado, e que caíram bem fundo no coração dos presentes.
Seguiu-se uma visita ao Quartel, tendo grande parte dos antigos militares tido a oportunidade de recordar uns com os outros a sua breve passagem por lá no ano de 1972


 A parada do antigo RI 16


Depois, bem depois, foi um belo almoço, onde bem mais importante do que a ementa que nos foi servida , foi o partilhar das recordações que de ano a ano se vão fortalecendo e reafirmando como os valores que nos unem.



























Imagens recolhidas durante o almoço comemorativo

Este ano, foi com enorme prazer que recebemos , não a visita, mas a integração de dois camaradas da 3ª Companhia , o Facas e o Brazão, que vieram conviver connosco, graças ao nosso Blogue , que tanto tem contribuído para a reunificação do pessoal do Batalhão.
Esteve também presente o Fernando Moreira, um jovem que em Cabinda conheceu e conviveu de muito perto com a 3ª Companhia, enquanto esta esteve aquartelada na Roça Lucola, pertencente a seu Pai  "mindele" Moreira.

lembrando o passado em Angola

O espirito de grupo e de corpo está bem representado neste jovem, que apesar de não ter sido militar connosco, se sente  membro desta família do 4611/72 quanto qualquer um de nós.
Foi decidido , em nome do Blogue que nos liga , oferecer ao Fernando Moreira, o estandarte do Batalhão como agradecimento pelo seu empenho e trabalho feito pela unificação do pessoal das várias companhias do Batalhão de Caçadores 4611/1972.
Dentro dester mesmo espírito, o Brazão convidou os presentes a participarem também no Convivio que a 28 se realizará em Abrantes, pelo pessoal da 3º Companhia.
Estão  lançadas as primeiras pedras para que o projecto de unificação dos Convivios do Batalhão seja uma realidade, e já no próximo ano de 2010 iremos procurar concretizar uma organização conjunta da CCS e 3ª Companhia, para a qual ficaram já nomeados como responsáveis o Brazão  o Carlos Rocha e o Luis Marques. Pode ser que com o decorrer do tempo se juntem a nós os ex-camaradas das 1ª e 2ª Companhias.
Todos somos poucos para procurar contactos com elementos das 1ª e 2º Companhia para que este projecto de globalidade seja um êxito.
Gratos estamos pois, pelo esforço da equipa que este ano realizou este belo encontro e convívio na bela cidade de Évora !!

4 comentários:

fmoreira disse...

Boas,
Só uma palavrinha para agradecer o vosso gesto que me sensibilizou bastante e que nesta hora só tenho pena que o meu pai não esteja entre nós porque decerto iriam ter um bom conviva convosco, um homem que sempre gostou de receber bem.
Mas há uma coisa que não devem esquecer e que é o vosso desejo de estarem juntos, de conviverem que faz com que tudo aconteça. Se não houvesse esse desejo não teria sido criado o Blogue, sem o Blogue eu não vos teria encontrado e o António Elias não teria estabelecido a ponte com a 3ª. Companhia. Da mesma forma que o RI-16 vos uniu sem ser da vossa vontade, o Blogue do 4611 une-nos pela nossa vontade, ele existe porque o desejamos e continuará a existir porque assim o queremos pois é através dele que outros chegarão e no dia em que já não houver mesas que suportem tanta gente sentada, nesse espaço que eu designo de "O nosso café" sentar-nos-emos no chão, nos muros onde quer que seja para dois dedos de conversa, uma laracha ou para um abraço na hora em que teimosamente fitemos o horizonte e os nossos olhos se encham do mesmo mar que nos separa daquelas paragens longíquas. Tal como o Francês já referiu foi um dia em que demos um rosto e um timbre de voz aos endereços de e-mail que possuimos, de uma forma quase como se nunca tivéssemos deixado de estar juntos, ou participado noutros convívios recentes tal é a frequência com que os e-mail circulam. A 3ª.Companhia esteve excelentemente representada pelo Facas e pelo Brazão e foi com muita alegria que vi serem colocadas as pedras de um futuro encontro do Batalhão independentemente de todos os outros convívios que possam ser efectuados ao longo do ano por esse país fora. O galhardete que me foi agora oferecido irá juntar-se ao da 3ª e aos do meu RCE e a vossa memória ficará comigo enquanto eu cá andar. Um abraço a todos e mantenham esse espírito e essa disponibilidade. Bem Hajam

José M Francês disse...

As tuas palavras, que sentimos e sabemos sinceras , são o exemplo vivo do sentimento que a todos une , e que tal como qualquer de nós , ex-militares , também tu pertences de corpo inteiro a este grupo de Amigos.
Não podemos, jamais, esquecer o teu empenho e esforço para, também , aumentar a vivência das recordações que nos embalam na vida.

Jorge Correia disse...

Zé Manel seu bacano ! tudo bem ? pelo que vi foi muito emocionante e digno esse evento comemorativo por vós protagonizado em boa hora.
A 3ª companhia esteve excelentemente representada pelo Brasas e pelo maior e mais competente baterista do país.
A idéia de reagrupar os convívios é óptima e a homenagem ao Fernando Moreira muito oportuna e justa, ele é um dos nossos por vários motivos e todos bons.

Parabens pela organização e um abraço a todos

José M Francês disse...

Felizmente as distâncias só se medem aos "palmos"...
Vai-te preparando Jorge , para que quando for possivel a realização de um Convivio global do Batalhão, tal como todos os restantes elementos, estares presente .
Nessa data não haverá argumento possivel para dizer não !
E com a equipa que está a meter ombros a esta realização, cá "pra" mim em 2009 já vamos ter um cheirinho do que vai acontecer !!
Abraços

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta