quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A 3ª Companhia no Cuando Cubango

(Por Abílio Hermenegildo)

Há dias encontrei uns mapas na Net dos distritos por onde andou o Batalhão de Caçadores 4611/72. Como achei interessante e está muito detalhado não quero deixar de partilhá-lo. O que está inserido nos mapas não foi nada feito por mim pois tudo que lá está já existia. Como introdução a este trabalho,  fica aqui o mapa do o Distrito do Cuando Cubango.

(nota: clica nas fotos para as aumentar)


Distrito do Cuando Cubango, Angola
Quartel em Serpa Pinto dia 7 de Janeiro de 1973. 

Se não me engano esta foi a primeira saída do 4º grupo de combata após a chegada a Serpa Pinto.
Para testar a bravura destes combatentes, foi logo para uma operação em Vila Nova da Armada onde estava o aquartelamento dos fuzileiros. Nesta altura penso que estava lá a companhia nº 3 de fuzileiros da armada portuguesa. Nesta operação também foi o 1º grupo. As fotos foram tiradas às 6 horas da manhã, a porta que se vê é a entrada para a arrecadação de material de guerra e aquartelamento onde estavam o Ciríaco, o Sancha e o Melo.

Partida no dia 7 de Janeiro de 1973 para Vila Nova da Armada

No mesmo dia, eu e o Rodrigues

Vista aérea de Vila Nova da Armada

Vista geral de Vila Nova da Armada

Após a operação em Vila Nova da Armada, regressámos a Serpa Pinto no dia 19 de Janeiro de 1973, pelo meio-dia,  e a seguir a um excelente banho já estava pronto para ir almoçar ao restaurante.


Regesso a Serpa Pinto no dia 19 de Janeiro de 1973

Partida do Quartel de Serpa Pinto para o primeiro M.V.L., em 2 de Fevereiro de 1973.
Percurso:  Serpa Pinto, Longa, Cuito Canavale, Mavinga, Nriquinha e Rivungo, cerca de 19 dias, ida e volta

Quartel em Serpa Pinto, 2 de Fevereiro de 1973
O Eduardo Pinto a acender-me o cigarro

Dias  7, 8 9 e 10 de Março de 1973.

Mais uma operação do 4º grupo em conjunto com o 1º grupo.


7 de Março de 1973 - Foto tirada ao fim da tarde do primeiro dia da operação
Um curto descanso para depois nos aproximarmos da mata para pernoitar

8 de Março de 1973 - Foto tirada durante a manhã.
Mais uma chana que levou um dia a atravessar

8 de Março de 1973 - Mais uma paragem para abastecimento de água numa lagoa
Tínhamos de percorrer esta chana até chegarmos onde se avista a mata mais cerrada, quase na linha do horizonte, para depois pernoitar

10 de Março de 1973 - Enfermeiro Gomes e eu
Quando era possível durante a operação procurava-se locais mais abrigados como este para almoçar ou descansar. O mesmo acontecia para pernoitar. Aqui mais satisfeitos porque estávamos prestes a ser recolhidos para regressar.



Quartel em Serpa Pinto, fins de Março de 1973
Ao lado da Secretaria da 3ª Companhia do Batalhão de Caçadores 4611/72

Num determinado fim-de-semana em Maio de 1973 fomos (eu o Almeida e o Leal) fazer um piquenique. No saco como não podia deixar de ser algo para se comer e beber, devo dizer que foi um dia bem passado
Maio de 1973 - o Almeida e eu (o Leal a tirar a foto)

Maio de 1973
Já a tomarmos uma bela banhoca no rio
(da esqª para a dtª: Almeida, Leal e A. Hermenegildo)

Quartel em Serpa Pinto
Da esqª para a Dtª: Dinis, Leal e Valongo (Valongo. era assim que o tratávamos por ser desta zona)
Eu fui o fotógrafo

Esta é a 1ª série de fotos e de algumas passagens que guardo com recordação durante a minha vivência com a 3ª Companhia do Batalhão de Caçadores 4611/1972. Outras seguirão em breve, continuação de Serpa Pinto, depois da Fazenda Tabi e por fim em Cabinda.

Um grande abraço para todos
A. Hermenegildo


P.s. Há dias estive a falar ao telefone com o ex-cabo Joaquim Ribeiro Pinheiro, que era do 1º Grupo. Ele pediu-me que transmitisse um grande abraço para todos, pois não tem tnternet e não pode visitar o blogue. Vive a 7 Kms de Braga, na estrada que vai para o Gerês ou Vila Verde. Foi há tempos operado ao colo di fémur e vai ter de ser novamente operado à mesma coisa, mas na outra perna.

7 comentários:

fmoreira disse...

Boas,
Trabalho muito interessante já com duas operações datadas no tempo e uma MLV, e bem documentado fotograficamente. Foi muito boa ideia o assinalar os nomes dos camaradas de que ainda te lembravas.
Venham mais trabalhos. 1abc

Jorge Correia disse...

Belas recordações Hermenegildo! só te faltou o Dima na descrição do percurso do MVL. É uma maravilha podermos recordar tudo isso.Lembro-me muito bem do Pinheiro e lamento que esteja com problemas de saúde, se lhe voltares a telefonar transmite-lhe as minhas lembranças!

Grande abraço!

Luís Marques disse...

Meu caro Abílio.
Excelente trabalho e sobretudo bem documentado, com datas, locais e intervenientes.
O Mapa do Cuando Cubango, fez-me recordar as picadas tantas vezes percorridas (sim, porque apesar de estar colocado na CCS, também nós realizávamos operações e escoltas até às povoações que nos trazes à lembrança: Vila Nova da Armada, Cuito Cuanavale, Mavinga, N'riquinha, Rivungo e muitas outras, como Dirico, Coutada do Mucusso, Rito, Luiana, etc., etc.).
Creio que o pessoal do Batalhão se vai recordar muito bem daquele ano de 1973 passado no Cuando Cubango.
Aos poucos e sem darmos por isso se está a escrever a história do Batalhão de Caçadores 4611/72.
Para que ninguém a escreva por nós...

A. Hermenegildo disse...

Meus Amigos:

Há fotos em que faltam alguns nomes, não coloquei com grande pena minha, mas acontece que já lá vão muitos anos e os nomes em falta por muito que queira lembrar-me já não me recordo infelizmente, a esses quero pedir as minhas desculpas e pedir uma ajuda a quem se lembrar dos respectivos nomes em falta que me digam para depois colocar. Quero tb agradecer a todos as palavras de apreço pelo trabalho apresentado, tendo ainda mais três sobre Serpa Pinto. AGORA FAÇO AQUI UM APELO A TODOS (CCS - 1ª Companhia - 2ª Companhia - 3ª Companhia). Dêem tb a conhecer as vossas fotos com alguns comentários sobre as mesmas, de certeza que tb têm algo a contar ou apontamentos daquela época, vamos lá partilhar essas memórias, fico aguardar e que em breve possa tb ler algo colocado por vocês.

Um grande abraço para todos

Anónimo disse...

ola Sr. Hermenegildo, marcou-me mt o seu video, da vossa estadia em Serpa Pinto, mtos Parabens bom trabalho e obrigado pelas recordações, umas melhores outras piores. Meu irmão (falecido Rui Ferreira) concerteza foi vosso companheiros em mtas deslocações a Mavinga,Cuito Canavale etc.Eu ,meus pais e irmãs, sempre vivemos la desde 1964 ate 1975,por isso concerteza que nos cruzamos varias vezes.O meu pai tinha um estabelecimento comercial(uma loja) perto do quartel no cruzamento para apanhar a estrada que ia para o Longa ,cuito etc.
Gostava caso tenha conhecimento de saber de um rapaz dessa companhia que me lembro so o primeiro nome, era Alexandre, colocarei assim que possa a foto dele, pois foi como um irmão para nós e nada mais sabemos dele desde que regressou, apenas enviou um postal de boas festas aos meus pais.
Mais uma vez parabéns pela coragem e pela força que so quem esteve de perto é que sabe o que foi a vida nesse tempo.Tb não me lembro do enfermeiro Gomes que fala... os enfermeiros e médicos eram tds tão conhecidos.Aceite um abraço e parabéns.

fmoreira disse...

Da 3ª. Companhia só havia um Alexandre António de Oliveira - Soldado Aux Cozinheiro.Será esse?

Unknown disse...

Bom dia ilistres.

Agradecia do vosso bom senso, enviar as imagens de 1960/1970/1980,da vila serpa pinto no cuando cubango.

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta