quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ao correr da pena

(Por José Veiga)

Ao correr da pena
Até parece, o nosso campeonato de futebol…


O José Veiga na Coutado do Mucusso em 1973, em posse "tipo" mercenário...

... e mais recentemente, em Aveiro

Dizia há tempos o “Zé Hélder”, que quando alguém é condenado por corrupção, fica impávido e sereno, porque sabe que, com as manobras dilatórias, a fraqueza e inoperância das nossas leis assim o permite, os processos acabam todos no arquivo, e depois com a maior “LATA” do mundo, vira-se o feitiço contra o feiticeiro, passando a processar o Estado, pedindo indemnizações! E quem paga? o “Zé”.
Depois em tribunal, perde-se muito tempo em provas e mais provas, quando bastaria um caso para meter esses vigaristas corruptos na cadeia, porque, como diz o ditado, “quem faz um cesto, faz um cento”…
Os nossos tribunais, deviam ter presente o caso “MADOFF”, que num curto espaço de tempo, foi condenado e bem, a prisão perpétua. Devíamos ter essa pena também legislada, para quem tanto rouba neste País. É só analisar as palavras de grande revolta ditas há pouco tempo pelo Dr. Hernâni Lopes, sobre a corrupção desenfreada desses indivíduos.
Parafraseando o jornalista Rui Santos, “que raio de democracia é esta” que protege esta laia de gente, (colarinho branco) e, condena quem nada tem, (os pobres). Ficamos a saber que, as empresas ligadas ao Estado, são as mais sujeitas à corrupção, visto não haver dono. E então é um ver se te avias, porque quem paga, é como de costume o “Zé”.



Nós, os ex-combatentes, que até situações destas nos passam ao lado, quando reivindicamos algo, só nos falta mendigar, (que tristeza) ainda somos olhados com desdém, até dá a impressão que nós é que somos os corruptos. Haja decoro, é o mínimo que se pede, depois disso,

A propósito de ex-combatentes, no passado dia 10 de Junho, aqui em Vila do Conde, fez-se uma singela mas emotiva homenagem aos antigos militares combatentes na guerra do ultramar, com a inauguração de um memorial a esses militares. São dessa homenagem as fotos que se seguem,
São três as imagens sobre o memorial mas com grande significado; a primeira assinala o descerrar da placa comemorativa pelo presidente da Câmara Municipal, Eng. Mário Almeida, acompanhado do presidente da Associação dos Ex-combatentes de Vila do Conde, Senhor Manuel Nascimento. A segunda refere à bênção do memorial pelo senhor padre capelão Antero. A terceira é uma imagem do próprio memorial.



Faço questão de lembrar esta inauguração única, devido a que na nossa cidade de Vila do Conde temos felizmente muitos antigos militares da CCS; 1ª; 2ª; e 3ª companhias do Batalhão de Caçadores /4611/72.
O objectivo, é também alertar todas as pessoas que se identificam com todos nós de que continuamos VIVOS, ainda...
Um bem-haja para todos…


José Veiga

3 comentários:

José M Francês / CCS disse...

Obrigado Zé Veiga por trazeres ao nosso blogue a homenagem prestada aos Combatentes em Vila do Conde.
Por não serem muitas estas manifestações não podem deixar de ser louvadas.
O País que defendemos em tempos, prefere esquecer e apagar da memória o que se passou ... É a vergonha encapuçada !!
Louvemos a "autorização" dada no passado dia 10 Junho , da participação no desfile oficial dos
Antigos Combatentes !
É o minimo... e mesmo assim não foi permitido a apresentação do estandarte !!

Luís Marques disse...

Que dizer relativamente a este trabalho do José Veiga?
Em primeiro lugar, dizer que a primeira parte do seu trabalho, quando traça um paralelismo entre a actual situação que se vive neste país, onde a corrupção e o compadrio instalados e o esquecimento a que (perpetuamente?) a que se vêem votados aqueles que entregaram o melhor das suas vidas em defesa da Pátria, é uma posição que há muito que todos os ex-combatentes têm defendido, sem qualquer resultado prático. Mesmo assim, não deixaremos de pugnar pela reposição da justiça.
Em segundo lugar, aplaudir mais uma justa homenagem que nos prestam. Desta vez na bonita cidade de Vila do Conde, berço e casa de muitos antigos militares, que não apenas do nosso Batalhão. Para que as gerações futuras nos recordem...

jorge correia disse...

Meus caros amigos...3 questões:

1º - Em relação ás legendas sobre o Zé Veiga (não sei quem as fez) acho que a pose dele na foto de Aveiro é bem mais "à mercenário" ahahahahahah.

2º - Obviamente, concordo com tudo dito pelo Veiga em relação ao (mau) estado do país e à situação vergonhosa e catastrófica dos sucessivos actos de corrupção das autoridades públicas.

3º - A propósito da abordagem do amigo Veiga acerca da inauguração do mausoléu ao antigo combatente do Ultramar em Vila do Conde e da subsequente situação em que nos encontramos: - Por mero acaso, conheci à pouco tempo a família dum ex-militar brasileiro, que prestou serviço na 2ª guerra em Itália, tem cerca de 90 anos e ainda recebe uma pensão do Estado bresileiro sobre essa sua prestação ao serviço da pátria. Essa pensão que não sei ao certo quanto é ( posso averiguar) permite-lhe, agregada à sua reforma como trabalhor por conta de outrém, levar uma vida desafogada e sem sobressaltos.

Abraços a todos. ao Veiga e se for possível dares um abraço ao meu amigo Anjo aí de Vila do Conde..agradeço!!

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta