domingo, 26 de abril de 2009

A 3ª Companhia em Serpa Pinto


(Por António Facas e Luís Marques)

Do António Facas recebemos uma série de fotografias referentes ao primeiro ano da 3ª Companhia do Batalhão de Caçadores 4611/1972 passados na capital do Cuando Cubango , Serpa Pinto (hoje Menongue). São fotos que retratam momentos de descontracção vividos no aquartelamento e outras que nos mostram situações caricatas, como por exemplo o simples "atascamento" de uma viatura Berliet, situação que demorou dois dias a resolver.

A primeira série dessas fotos aqui está.

Uma das situações mais vulgares que aconteceram nas "Terras do Fim do Mundo" foi o "atascamento" de uma viatura numa qualquer coluna de patrulhamento, reabastecimento, ou mesmo numa operação. Qual é o militar, que tivesse andado na picada, que não passou por uma situação destas? Para se recordarem, eis algumas fotos que ilustram uma situação dessas ocorrida com a 3ª Companhia.


Chana no Leste Longa 24 de Maio de 1973




Serpa Pinto 3 e 4 de Janeiro de 1973. Foram 2 dias e 1 noite para tirar uma Berliet da 3ª Companhia do Batalhão 4611.Mecânico Gonçalves. Foram necessárias 4 viaturas (3 do PAD e 1 da Companhia de Engenharia)

Momentos de lazer em Serpa Pinto:

O primeiro postal escrito de Serpa Pinto a seus pais pelo António Facas


Messe de Sargentos em Serpa Pinto

Jardim Público 25 de Dezembro de 1972 (1º Natal em Serpa Pinto)


Serpa Pinto, 17 de Dezembro de 1972, almoço de domingo no Restaurante "O Farta Brutos". Comia-se muito e pagava-se pouco (Gentil Nogueira, Leal, Facas e Brandão com o soba Matias)



Serpa Pinto, 11 de Novembro de 1973. O petisco após o trabalho (Facas, Veiga, Arraiolos e Matão)


Serpa Pinto, Dezembro de 1973. A última foto de Serpa Pinto, antes da Partida para o Norte (Fazenda Tabi)

Sem comentários:

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta