domingo, 30 de novembro de 2008

Recordações de Angola - 9

(por Luis Marques)

A continuidade e a constante actualização do nosso Blogue depende muito das colaborações vindas dos nossos antigos camaradas. Só com a vossa colaboração o Blogue terá razão de existir, pois foi a pensar em vós que ele foi criado.
Insistentemente temos solicitado a todos que contribuam com as suas recordações, quer sejam elas uma simples história sobre qualquer acontecimento passado ou actual, quer sejam elas algumas fotos, também elas da época vivida em Angola, ou actuais.
Publicamos agora no Fórum 4611 algumas fotografias que nos foram gentilmente cedidas pelo Fernando Santos (ex-Furriel Miliciano Sapador), que as foi buscar ao seu álbum de recordações. O espólio que nos foi entregue, contém algumas dezenas de fotografias. por essa razão, agora apenas publicamos parte delas, deixando as restantes para outra (próxima) oportunidade.
A primeira fotografia que publicamos é também uma muito sentida homenagem ao nosso saudoso capitão, Manuel Ferreira Júnior, uma santa alma. Que descanse na paz eterna. Os seus antigos camaradas não o esquecerão.


Capitão Manuel Ferreira Junior, comandante da C.C.S.

Eis, então, aqui, algumas das fotos que o Fernando Santos nos cedeu. Todas elas se referem ao primeiro ano de Angola, passado em M´pupa.

Posto de sentinela em M´pupa. O avião dos frescos a descolar da "pista", depos de nos ter reabastecido


A "pista" de M´pupa e o avião dos frescos






O avião dos Frescos

Pormenor do quartel de M´pupa. Em primeiro plano, o edifício do comando do Batalhão

Vista geral do quartel de M´pupa


Os rápidos de M´pupa (M´pupa quer dizer exactamente rápidos)

O alojamento dos sargentos

Habitantes do Kimbo de M´Pupa

Outro aspecto do Kimbo de M´pupa, vendo-se alguns ex-furriéis a passear, como se estivessem a passear na cidade mais cosmopolita.
Outras fotografias serão aqui publicadas em breve. Entretanto, renovamos o apelo insistentemente feito para que nos enviem algumas fotografias que tenham conservado ao longo destes anos, de modo a partilharem-nas connosco.

3 comentários:

carlos.j.rocha disse...

Este meu Comentário, não será para elogiar as últimas publicações, mas sim para vos transmitir uma notícia muito triste.
O nosso querido amigo e camarada
SILVA "Barbeiro", faleceu ontem em França, e o funeral será na próxima 5ª Feira dia 04, em Braga.

Luis Marques disse...

São notícias como esta trazida pelo Carlos Rocha, que enchem de tristeza os nossos corações.
O Silva, como sabem, era um militar de fino trato, muito educado, com quem dava gosto conviver.
Recordo com saudade a última vez que com ele convivi, no encontro da CCS de há dois anos, no Algarve.
Silva, estejas onde estiveres, sabes que terás para sempre um lugar reservado para ti nos nossos corações.
Recordo que um dos últimos desejos manifestados pelo Silva foi estar presente no nosso último convívio, em Pombal. Infelizmente não o conseguiu, pois a doença ganhou o último combate.
Mas o falecimento do Silva também nos dá coragem para prosseguir com o nosso FÓRUM 4611, pois perpetuar a memória desses bravos que connosco combateram em terras de Angola, prestado-lhes a homenagem que a Pátria lhes recusa, é um dos nossos objectivos.

José M Francês disse...

Recordar os Nossos Camaradas, para além de um dever,deve sempre deixar-nos de coração alegre pelo
grato prazer que foi ter com Eles convivido.
Tal como já referido, foi pena não ter sido possivel ao Silva e Familia ter estado connosco , mas sabendo que o seu desejo e planeamento era tal que tudo tinha marcado para se deslocar uma vez mais de França , também por isso lhe devemos estas pequenas mas sentidas homenagens.
Estarás sempre no nosso Coração, AMIGO!

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72

BATALHÃO DE CAÇADORES 4611/72
conduta brava e em tudo distinta